Vou falar um pouquinho sobre o sistema de cotas. Cota é priorizar uma pessoa ou um grupo de pessoas " desfavorecidas " de alguma forma.
Eu acho que cota deve existir, porém não da forma que existe. O Brasil é um país que não investe na educação e como resultado, o ensino nas escolas públicas é mais do que precário, é vergonhoso e desfavorece assim os alunos que não têm condições de estudarem em um colégio melhor. Esse é o único grupo que eu concordo de haver cota, mas por culpa do governo que deveria proporcionar um ensino melhor para essas crianças e jovens.
Negros, deficientes físicos e todos os outros beneficiados com esse sistema, têm a mesma capacidade de aprendizado que qualquer pessoa e não precisam desse sistema. Isso só tira a vaga de uma outra pessoa que se esforçou mais, merecendo assim esse lugar em uma universidade.
Acho que um negro ou um deficiente físico que aceita a cota, não deve reclamar caso sofra preconceito na rua, pois para mim cota é uma forma de preconceito. É você dizer que uma pessoa é diferente, precisando até de um sistema para beneficiá-la. Concordo que no dia-a-dia, o negro já sofre preconceito, mas não acho que isso o impossibilite de estudar da mesma forma que eu estudaria para um concurso, porque como eu disse antes, aceitar o preconceito na rua é o mesmo que aceitar a cota.
Enfim, essa é a minha opinião sobre o sistema de cotas.
Gabriela :)
Gabe, gostei da sua visão sobre as cotas e concordo com você. Porém, acho que é relativo demais falar sobre não ter cota para negros... seu argumento é mais que aceitavel, mas tem que pensar também, que na realidade é muito mais dificil para negros terem acesso a estudo -nos colégicos publicos, a maioria dos estudantes são negros- e oportunidade de trabalho. Por partes, concordo com a cota para negros, mesmo sendo um certo preconceito ter cotas. E como disse, nao concordo por ter preconceito e sim por eles não terem tantas oportunidades quanto os brancos.
ResponderExcluir- Ana Carolina
Pois é, eu penso exatamente igual a você e acho que os negros que são desfavorecidos de um bom ensino já estão inclusos na cota de alunos de escola pública. Porque por exemplo, os negros que têm condições de estudarem em boas escolas ( como os que estudam com a gente ) tem uma ótima base para passar para uma faculdade sem ter cotas.
ResponderExcluirTapa na minha cara. Tinha esquecido disso! ;)
ResponderExcluirCarol
Concordo com tudo isso, mas eu acho que o mais correto seria rede municipal/estadual + comprovação de renda. Conheço várias pessoas que tem uma renda moderada, e pra não pagar colégio estudam em escolas municipais ou estaduais(pois não conseguiram passar pra federal), mas conseguem pagar um curso pré-vestibular. São inúmeras situações, nunca dá pra agradar todo mundo. Mas como a gabi falou, não acho correto cota para negros. Se fosse só pra escolas públicas (não federais), já estaria de bom tamanho.
ResponderExcluirCarol nvc aqui, hihi :B
Concordo com isso de comprovação de renda também. Essa seria, sem dúvidas, a única aceitável.
ResponderExcluir