quarta-feira, 4 de abril de 2012

Infinitas possibilidades

Estava estudando filosofia, quando comecei a ler sobre Os sofistas.
Me identifiquei com essa linha de pensamento e resolvi expor isso aqui.
Vou resumir citando dois páragrafos do livro que estou lendo, com algumas modificações:

    "Os sofistas parecem não buscar a aletheia (verdade); se contentam com pseudos(ilusão, oculto). Tanto assim, que se usa a palavra sofisma, derivada de sofista, para designar um raciocínio aparentemente correto, mas que na verdade é falso ou inconclusivo, geralmente formulado com o objetivo de enganar alguém. 
     Entretanto, abordagens mais recentes sobre a atuação dos sofistas procurando mostrar que o relativismo de suas teses fundamenta-se numa concepção flexível sobre os homens, a sociedade e a compreensão do real. Para os sofistas, as opiniões humanas são infindáveis, diversas e não podem ser reduzidas a uma única verdade. Assim, não existiriam valores ou verdades absolutas."

 Mais precisamente, o segundo parágrafo diz exatamente sobre o que acho. Por isso, muitas vezes não consigo ter uma resposta exata para algumas perguntas. Esse pensamento se apropria a qualquer tipo de assunto. Na política, se tem o termo "esquerda" e "direta", por exemplo. Porém, nas duas visões existe os pós e os contras. Mas, se definir em algo, as vezes não é o melhor caminho. Não estou dizendo que a pessoa ter algo como certo também é ruim. Isso é o relativismo. :)

E minha definição é: definir-se demais em alguns assuntos é limitar-se.

Ana Carolina



Nenhum comentário:

Postar um comentário