terça-feira, 10 de abril de 2012

Alienação por mídias

Um dos problemas mais atuais, passado pouco percebido por nós, consumidores de informação.


Estava assistindo televisão com meu pais esses dias, mais especificamente, CQC na band. Quando terminou, era tarde. Troquei os canais abertos e me deparei com diversos programas tão educativos e informativos quanto, mas já era 01:00 hora da manhã e me perguntei se havia algum público para aqueles programas em uma segunda-feira de madrugada. Comecei a questionar: Por que não passam tais programas durante o dia? Por que a mídia vende menos cultura, informação de qualidade e mais idiotice? (concordo que as "idiotices", novelas, humor tem seu papel fundamental, de valor para o público. Isso nao foi uma critica) Porém, o fato é que, mais atualmente que nunca, a tv exibe 70% (falando muito por alto e ao meu ver) inúmeros quadros sem fundamento bom na sociedade, visando apenas a audiência da massa, sem se preocupar com a qualidade.
Alguém já percebeu que até os roteiros das novelas estão permitindo linguagem informal (palavrão)? Isso tudo com a intenção de tornar mais popular e conquistar todo tipo de público: do mais humilde sem estudo ao mais favorecido, com poder aquisitivo maior. Isso é alienação... e anda junto com o capitalismo.

E cuidado se você acha que apenas a televisão é o tipo de mídia que aliena você. As redes sociais também atuam da mesma forma na sua vida e você só percebe quando sente a necessidade de entrar no facebook e faz algo visando as curtidas. Não apenas redes sociais, o mundo virtual. "Tudo em excesso faz mal".


 Existem diversos tipos de alienação e todos estão interligados. Esse foi sobre alienação pelas mídias, de acordo com as minhas postagens, escreverei sobre os outros tipos.

Vale a pena assistir!

Postado por Ana Carolina

4 comentários:

  1. Mayara aqui:
    Então carolzinha..Essa programação educativa. informativa e de 'melhor qualidade' (segundo a nossa opinião) que passa após 1h da manhã, de madrugadaa grande maioria das vezes, atinge um limitado numeor de pessoas, em sua maior parte, a parte rica da população.. por que os 'pobres', o povão mesmo acorda cedo no dia seguinte pra pegar ônibus e ir trabalhar.. por que você acha que pra passar uma propaganda da sua loja de madrugada é tão caro? justamente por que a maioria do pessoal q ta assistindo é rico, tem grana pra bancar e comprar o que quiser..mepresários, enfim.. ou vagabundo(q ta acordado esse horario pois não trabalha no dia seguinte). Ou seja, a parte da população que suposta e teoricamente é a que menos precisa de programação informativa e educativa, é a que tem mais acesso. Beijos =)

    ResponderExcluir
  2. Isso é a Industria Cultural, moldando uma sociedade ideal. Ideal para a conta bancária deles. Quando digo eles, me refiro ao governo. É uma pena dizer que vivemos em uma sociedade completamente alienada, que não tem informação, e as que nos são fornecidas, são todas distorcidas da forma que convém à eles. Tem tanto programa idiota passando de dia para que nós fiquemos cada vez mais alienados e que compremos cada vez mais seus produtos. Não falo só de produtos materias não, até porque só de dar audiência para um programa, eles já ganham dinheiro. Por isso os programas estão cada vez mais fúteis, porque é esse tipo de coisa que mais vende no momento. Sem esquecer que uma sociedade alienada, não se revolta contra o governo. Porque se já somos contra ao nosso governo com as poucas informações que temos, imagina se soubéssemos de tudo que realmente acontece? E as escolas? Não recebem investimento porque é melhor pra eles uma sociedade sem informação, com um nível de ignorância, pra eles mandarem mais e mais. Porque político investe nas comunidades? Porque lá é onde vivem as pessoas mais ignorantes a ponto de acreditarem sempre neles. E quanto aos programas da noite, é o que eles tem pra por.. Já que os fúteis não venderiam nada de madrugada, não seria jogo investir nesse horário. O horário mais caro da globo, é o horário da novela das 9, e é CHEIO de propaganda. O da madrugada não é tão caro, porque não tem audiência, mas também não tem lucro nenhum.
    Bom, to começando a juntar vários assuntos diferentes e tá começando a embolar. Enfim, só pra deixar minha opnião aqui. ( To falando da novela, mas eu assisto.. falo mermo! )

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo... acho que você conseguiu se expressar melhor no seu comentário do que eu no meu post. É basicamente isso que quis dizer. Eu também assisto a novelas e a alguns programas na tv aberta e muitos na tv a cabo... tem alguns programas que são bons, culturais e como eu disse no post, tem um valor pra sociedade, pras pessoas... o problema é que vendem muito mais programa que não tem finalidade alguma... "Porque se já somos contra ao nosso governo com as poucas informações que temos, imagina se soubéssemos de tudo que realmente acontece?" É exatamente isso que falta: Informação. Por exemplo, a globo news passa muito mais notícia que o Jornal nacional (tudo bem que é um canal voltado para informações) porém, o jornal nacional nem resume todas as notícias, eles escolhem as "menos importante" e jogam no canal aberto. Quem tem acesso a tv acabo, é a minoria.. ou seja, a massa que se fode (conseguiu entender mais ou menos o que eu falo?). Um professor meu, contou que os produtos brasileiros queriam mais programas na tv acabo e tiveram que correr atrás.. o que conseguiram foi uma LEI que diz que é obrigatório ter 3 horas de programa semanal produzidos por eles.. o que é praticamente nada. Enfim, é basicamente isso... beijos

    ResponderExcluir