Estava assistindo um documentário hoje e este falava sobre o verdadeiro sentido das coisas, fiquei tão impressionada e indignada que resolvi fazer um post sobre o assunto.
Muitas vezes as coisas acontecem debaixo do nosso nariz e nós nem percebemos. A Carol falou sobre a alienação por mídias e no dia-a-dia nós não prestamos atenção nessas coisas, mas somos completamente influenciados pela mídia. A maioria das coisas que fazemos é por influência ou da mídia ou de alguém que já foi influenciado pela mídia. É complexo falar sobre isso, mas como a moça do documentário falou, as vezes temos coisas que ainda nos são úteis, mas lançam um mais bonito, ou um mais moderno que nós logo queremos trocar pelo outro. E isso tudo porque a mídia diz que o modelo novo é melhor. Nós podemos até adquirir um produto melhor, mas ele faz a mesma coisa que o antigo, o que mudou meeesmo foi a quantia da sua carteira que diminuiu rs, pois é.
Outra coisa que de alguma forma está envolvida nisso, é o impacto causado no ambiente devido ao aumento do consumo. Já pararam pra pensar que tudo que você compra em excesso, destrói ainda mais o ambiente? A poluição que as indútrias causam no ambiente é imensurável. O pior é que quando compramos não pensamos nisso, pensamos somente em comprar. Deveríamos pensar um pouco mais, pois o nosso consumismo as vezes chega a nos prejudicar, porque quanto mais afetado fica o ambiente, menos tempo nossos filhos, netos, bisnetos, terão para usurfruir das coisas daqui. Sem contar as inúmeras doenças que estamos solícitos a pegar.
Gente temos que nos policiar, cuidar mais do ambiente. Estamos destruindo com tudo, restam APENAS 7% na mata atlântica, o desmatamento na amazônia em 2008 superou 12 mil quilômetros quadrados ( isso é OITO vezes o tamanho de São Paulo, tem noção? ).
Enfim, vou deixar aqui o documentário para quem se interessar em assistir, eu foquei no impacto ambiental, mas o documentário abrange um pouco mais que isso, vale a pena assistir ;)
Gabriela.
consumo alienado: meu proximo tema!
ResponderExcluira logica capitalista abrange o consumo em excesso, o que prejudica o meio ambiente e a sua mente...
sustentabilidade, galera! vamos cuidar do nosso planeta. Ótimo texto, gabe. beijos
Carol
Exatamente, e o pior é que eles conseguem fazer com que as pessoas sejam ainda mais consumistas. VAAAMOS MESMO! rs
ResponderExcluirObrigada queroou :)
Gabi
Ai.. esse documentário é demais! porém, esse assunto realmente é muito complexo. se fôssemos ser radicais, e agir ao pé da letra com o que sabemos que é certo, teríamos que mudar diversas coisas na nossa vida. Todos nós teríamos que mudar práticas inseridas em nós aos longos dos anos que ja estão enraízadas.
ResponderExcluirÉ muito complexo mesmo, eu concordo. Mas será que custa mudarmos algumas práticas nossas a favor do meio ambiente e da nossa mente, como disse a Carol? Nós estamos acostumados a viver como marionetes da mídia, desde pequenos. Agora que temos um pouco de mentalidade pra entender que somos constantemente influenciados, podemos colocar um pé na frente, e sermos diferentes.
ResponderExcluir"Não é o expectador que tem a televisão. É a televisão que tem o expectador."