Lendo um dos posts da Gabriela eu me deparei com esta frase “ Algumas pessoas as vezes nem são praticantes, apenas acreditam em Deus.” Sem querer divergir às ideias da minha amiga, mas ‘só’ acreditar em Deus já é algo fantástico (sim, estou entrando num polêmico assunto religioso rs) Por que eu até hoje não tive o prazer de ser apresentada à Deus, ou senti-lo. Muita gente fala que sente, que já conversou com ele, mas eu continuo achando que é algo do psicológico do ser humano. Uns dizem que é fé, outros que realmente é Deus, porém fé pra mim abrange algo muito mais magnífico do que simplesmente seguir crenças.. fé é acreditar naquilo que vai além do que nós possamos provar (que não é necessariamente só Deus). Eu acho que a sociedade julga muito quem duvida da existência de um ser superior perante nós, acho que todo mundo gosta de se apoiar na ideia de que alguém nos rege, pois nós não somos autossuficientes, precisamos acreditar que alguém é o “culpado” das graças ou desgraças de nossas vidas. Eu, por outro lado, nunca fui assim. Eu acho que o bem e o mal estão dentro de nós, e que as nossas graças e desgraças vêm de nós mesmos. Não duvido completamente da existência de um ser superior olhando por nós, ou nos regindo, seguindo, acompanhando, seja la o que for..Só acho que as pessoas deveriam se apoiar mais em si mesmas, no concreto, do que em algo que pode ou não ser apenas uma invenção para essa tal falta de autossuficiência do ser humano. È destino, é Deus, sorte, coincidência, acaso? Ou é apenas a vida tomando seu rumo sem nada mais à ser explicado?
Muita gente que se da mal na vida, ou é desfortunado de alguma forma diz que se apoia em Deus, que se está sofrendo, se deu algo errado, é obra divina, é a vontade do ser la de cima. Sinceramente? Eu discordo disso. Pode sim ser vontade Dele, mas e se não for? Estamos nos apoiando em um enorme vazio, todas as esperanças de bilhões de pessoas ao redor desse mundo são baseadas numa invenção do homem, baseadas numa mentira? De repente o nome disso é a tal fé, e sem ela, muitos não teriam força pra seguir em frente. Talvez eu passe por situações difíceis em minha vida, e por não ter fé, não tenha forças pra enfrenta-las.. é, talvez eu também não seja autossuficiente, precise de algo que nada me comprova que é real, pare ter forças de seguir com a vida. E isso é o que mais me perturba.. se nada além da nossa carne existir, a maioria dessas 7 bilhões de pessoas estarão rezando em vão.
Conheço ateus, e religiosos praticantes, e ao meu ver, você seguir ou não uma religião não te torna alguém pior ou melhor. Como eu disse, o bem e o mal estão dentro de nós. Ao meu ver religiões são formas de controlar massas, e tem até seu lado bom.. confortam muitos ao redor desse mundo. Eu me considero alguém de questionamentos, não sei se creio ou não em algo superior, pois crer no “além” diverge da coerência na maioria das vezes. Estamos ou não sozinhos? Ambas opções me assustam rs.
Eu não sou uma estudiosa sobre assuntos religiosos e obras divinas, mas confesso que não sou uma alienada no assunto. Eu me questiono, questiono o que me falam, o que leio, monto meus pensamentos, opiniões, e guardo. Considero algumas até desrespeitosas, porém, são minhas(e nem citei nos parágrafos acima) peço desculpas se ofendi à crença de alguém, e gostaria de frisar, que para respeitar não é preciso concordar!
Já que esse tema abordado por mim no post de hoje é mais polêmico que mamilos, ainda tão delicado para algumas pessoas e realmente tem fundamento histórico –social no mundo em que vivemos, eu gostaria de ressaltar que essas opiniões, duvidas e afins apresentados devem realmente ser pessoais, cada um tem o seu e respeita o do outro. Muito obrigada e beijo grande!
Post por: Mayara