quinta-feira, 29 de março de 2012

Rap ajuda no ENEM


Tá, tudo bem, confesso que o título é bem sensacionalista, mas já explicarei melhor.
Acontece que sempre tive um certo preconceito com esse estilo musical: Não entendia as composições. Motivo? pura ignorância. Fui crescendo e minha mente também. Atualmente, leio sobre política e entendo alguns assuntos que pessoas da minha idade não suportam nem ouvir e adivinha só? Tem tudo a ver com rap.
Em 2011, assistindo a premiação VMB na MTV (apesar de não ser muito fã) fui apresentada a um dos meus novos cantores preferidos: Criolo (cujo tal retirou o "Doido" do nome artístico. Segundo ele, ser doido no mundo que vivemos é um privilégio e ele não é nada para ser privilegiado), baixei suas músicas e viciei.
 Esses dias, estava revendo meu caderno de questões do ENEM (fiz de teste no meu 1º ano do ensino médio, em 2011) li uma questão que dizia a respeito de chuva ácida, como eu a errei, fui estudar e vi que tratava de um poluente, lançamentos de gases na atmosféra por conta das diversas indústrias e centros urbanos. Lembrei que havia baixado uma música: Criolo - Chuva ácida e ainda não tinha escutado. A música explica informalmente sobre o fenômeno. Isso não é demais?
 Cultura útil. E esse é só um dos diversos assuntos que o rap conta. Entre eles, se fala muito sobre desigualdade social, polítia, drogas e nos mostra a realidade que não passa na tv. Recomendo ouvir Criolo, Emicida, Oriente (apesar de não ouvir muito, minhas amigas Mayara e Barbara -também faz parte do blog- gostam), Projota etc.


Meu nome é Ana Carolina e esse é o primeiro post do nosso blog. :)